Esquadrilha da Fumaça
O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, carinhosamente chamado de "Esquadrilha da Fumaça", realizou o primeiro circuito internacional com a aeronave Super Tucano, chegando na FIDAE - Feria Internacional del Aire y del Espacio, na quinta-feira (31/03) a tarde. Na viagem entre Pirassununga (SBYS) e Santiago do Chile (SCL/SCEL), foram realizadas escalas técnicas em Santa Maria/RS (RIA/SBSM), Córdoba (SACE) e Mendoza (MDZ/SAME).
Antes de operar com esta aeronave, o EDA já havia se apresentado internacionalmente na América do Sul (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela), América Central (Guatemala, Honduras, Panamá e República Dominicana), América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e Europa (Alemanha, França, Portugal e Inglaterra - representada pela bandeira do Reino Unido).






Na sexta-feira pela manhã a esquadrilha realizou um voo de aprovação para avaliação da área de demonstração.






Na sexta-feira a tarde mais uma marca histórica foi atingida pelo esquadrão: 100.000 horas de voo com aeronaves brasileiras (T-27 Tucano e o A-29 Super Tucano). Essa marca foi atingida durante o voo em formação com a Escuadrilla de Alta Acrobacia Halcones sobre a capital Chilena.


No sábado, primeiro dia do evento aberto ao público em geral, a "Fumaça" se apresentou para cerca de 50 mil pessoas e foi presenteada por uma melhora considerável no clima, com o sol aparecendo logo antes do início da apresentação.


















No domingo, dia 3 de abril, a "Fumaça" proporcionou novamente ao público uma bela apresentação, fechando com chave de ouro sua participação no evento.












Após sua 3.707º apresentação, a tripulação do EDA distribuiu autógrafos e posou para fotos com seus fãs.









Aeronaves participantes:
-
Nº 1 A-29A FAB5734
Nº 2 A-29A FAB5719
Nº 3 A-29A FAB5724
Nº 4 A-29A FAB5712
Nº 5 A-29B FAB5966
Nº 6 A-29B FAB5965
Nº 7 A-29A FAB5707
Nº 4 A-29B FAB5963 (Reserva)
C-130M FAB2467 (Apoio Logístico)
No retorno para o Brasil estava previsto uma apresentação na Escola de Aviação Militar da Argentina, em Córdoba, porém foi cancelada devido as condições meteorológicas.
Saab JAS-39 Gripen NG
Uma nova geração do caça JAS-39 Gripen está sendo desenvolvido pela sueca Saab. Esse processo possui a participação de brasileiros e futuramente essa aeronave deverá ser produzida no Brasil e operada pela Força Aérea Brasileira com o designativo de F-39. O mock-up (maquete da aeronave no tamanho real) exposto no pátio do evento está sob cuidados da FAB desde a LAAD Defence & Security - Feira Internacional de Defesa e Segurança, realizada em abril do ano passado no Rio de Janeiro/RJ.
_1151px.jpg)
_1152px.jpg)
Veja abaixo um vídeo institucional do Gripen NG.
Pavilhão Brasileiro
O Pavilhão F foi utilizado por cerca de 60 empresas brasileiras que compõem a BID - Base Industrial de Defesa. Vejam abaixo algumas delas:
-
AEL Sistemas - www.ael.com.br
Aeromot - www.aeromot.com.br
Aernnova - www.aernnova.com
Aeross - www.aeross.com.br
Aeroteste - www.aeroteste.com
Akaer - www.akaer.com.br
Altave - www.altave.com.br
Avibras - www.avibras.com.br
Denel - www.deneldobrasil.com.br
Mectron - www.odebrecht.com
Novaer - www.novaer.ind.br