Realizada de 11 a 14 de julho nas dependências do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) no aeródromo de São José dos campos (SJK/SBSJ) a 16º edição da EAB, Expo Aero Brasil, reuniu novamente profissionais da aviação, clientes, entusiastas e estudantes. O evento contou com mais de 60 aeronaves expostas.
Os shows aéreos ficaram por conta de Lucas Bonventi com o Pitts S2A PT-ZRP, Wilson Brasil Jr. com o Pitts S2B PTZSB, Tike Bazaia e seu filho Beto Bazaia com o BU-131 Jungmann PP-ZMO e o Bellanca Super Decathlon PT-OTB.
.jpg)

 - tb.jpg)
 - tb.jpg)
 - tb.jpg)
.jpg)

 - tb.jpg)
 - tb.jpg)

 - tb.jpg)



A Agnus Aviação apresentou sua primeira aeronave, PU-ZVA.

Alto Parts apresentou o Alto Henkel B200 PU-XIK, modelo disponível em kit para montagem.

No estande da Aerocentro as aeronaves RV-7 PR-ZAC e RV-10 Turbo PR-ZGN representaram a linha da Van's Aircraft.


A Avbras (Aviação Brasileira Ltda), representante sul Americana da Zenithair Company expôs a aeronave Stol 701 PU-JTZ e kits em fase de montagem de um Stol CH 750 e um Zodiac CH 650 B.



A Cirrus Brasil (representado pela Plane Aviation) participou com o SR20 PR-COM.
Edra Aeronáutica, fabricante do Super Petrel e representante da eslovaca Aerospool-Dynamic, dentre outras empresas, participou com o PU-PST e o WT-9 PU-NTO.
A Embraer expôs o EMB-190-100 PR-EAF, futuro 4K-AZ66 da Azerbaijan Airlines e o EMB-500 experimental PT-TOJ. Distante da feira, em frente à Digex, estava estacionado o primeiro e experimental EMB-190-200 (EMB-195) PP-XMJ.
Já no estande da Liebherr Aerospace Brasil Ltda o público pode conferir de perto os detalhes de um trem de pouso utilizado no Embraer 190.
A Volato Aeronaves e Compósitos Ltda além de fornecer peças em material composto para a Embraer também fabrica as aeronaves Volato 200 e 400.
A paranaense Everest divulgou três modelos de Girocópteros de fabricação própria, sendo dois deles motorizados com Lycoming de 200HP e 300HP.
A catarinense Hummingbird, Indústria Aeronáutica e representante da Espanhola ELA Aviación, apresentou o H1 Ranger PU-HTN e o ELA Cougar PU-XEX.
A mineira FABE (Fábrica Brasileira de Aeronaves Ltda) foi representada pelo Bumerangue EX-27 Cross Country PR-ZRB, uma aeronave de concepção não convencional, dotada de canards e hélice propulsora.
A Flyer Indústria Aeronáutica participou com o RV-10 PP-XNM, projeto estadunidense da Van’s Aircraft e com os Italianos P2006T PT-FLT e P2008 PU-MNM da Tecnam.
A Free Wings, Aircraft Builders Assistance, manteve em exposição o RV-10 PR-ZDL.
Hangar 10, especializada em remanufatura de aeronaves. Na foto, o Cessna 210N “Centurion Evolution” PP-HAR atualizado com hélice de alto desempenho, motor IO-550 e aviônicos tipo glass cockpit.
A INPAER - Indústria Paulista de Aeronáutica realizou durante a feira o pré-lançamento do Explorer Confort Line,sendo representado pela aeronave PR-ZBG. Também em exposição estavam o Excel PR-ZRM e o Conquest 180 LSA PU-MBU.
A Just Fly, distribuidora das aeronaves produzidas pela Flight Design, esteve presente com as aeronaves CTLS PU-CTA e PU-CTB.
A Justino Aviões, empresa voltada para compras e vendas de aeronaves, dispôs ao público vários modelos.
Nova Aeronáutica, representante da Evektor da República Tcheca e seus modelos EuroStar SLW PU-EVK e o SportStar Max PU-GSA.
Ultrafly é o representante da TL Ultralight Aircraft Company, fabricante dos tchecos TL-2000 Sting RG PU-LAM e o TL-3000 Sirius PU-REE.



 - tb.jpg)
Aeronaves P1 PU-DJJ, Eagle PU-MET e RV-9A PU-JLT da Paradise Indústria Aeronáutica.
AA-155 Quasar Lite II PU-OJP da Aeroálcool Tecnologia Ltda.
Robinson R66 PP-IGR e R44 PR-PIM comercializados pela Audi Helicópteros.
Seamax e sua aeronave anfíbia M22 FW de asa e estabilizador horizontal dobráveis. Este exemplar exposto já apresentava a matrícula australiana 24-7976, país de seu comprador.
A Vulcanair Brasil realizou durante a EAB o lançamento da aeronave P68R.
O Amazon PU-BLH da Aerobravo esteve presente no estande da Rotamotores, centro de serviços autorizado da Rotax Aircraft Engines.
Na parte de instrução de voo, a Harpia Flight Academy levou seu C172S PR-HAR e o Aeroclube de São José dos Campos o AB-115 PP-FLD, PA-38-112 Tomahawk PT-LFE e o PA-23-160 Apache PT-DCG. Também esteve presente o administrador da escola Sierra Bravo Aviation.
O Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (Cephas), instituição educacional mantida pela Fundhas, oferece gratuitamente o curso de Mecânico de Manutenção de Aeronaves (MMA) nas especialidades de Célula e Grupo Motopropulsor.
A loja Esquadrão de Combate ofereceu em seu estande vários itens com o tema "aviação de caça", tais como camisetas, bonés, mochilas e chaveiros, incluindo a linha da ASAS Aviation Wear.
A empresa TECH-E Tecnologia e Entretenimento é especializada em locação de simuladores para eventos. Além disso, também disponibiliza para venda o simulador Viper 100, baseado no F-16.
No tráfego da aviação geral o grande destaque é para o Piper PA-46R-350T Matrix PR-EBA (S/N 4692033), que em 2012 com o piloto Walter Toledo e o fotógrafo Eduardo Fleury realizou uma volta ao mundo. Walter, com 20 anos, foi reconhecido pelo “Guinness World Records” como o piloto mais jovem a dar a volta ao mundo em menos tempo em um monomotor.
A participação militar ficou por conta da Marinha e seu novíssimo Seahawk N-3034 em sua primeira aparição em um evento aeronáutico. O EMB-110 do INPE juntamente com os AT-26 Xavante e o A-29 Super Tucano do IPEV também estiveram em exposição estática. No tráfego militar passaram pelo evento o C-95BM FAB2305 (5º ETA), C-105 FAB2800 (1º/9º GAv), C-130 FAB2479 (1°/1°GT) e o C-99A FAB2521 (IPEV).
Na aviação regular, aeronaves ATR da TRIP e Azul Linhas Aéreas.